Artrose ou bursite? Descubra agora qual o problema do seu joelho
Artrose ou bursite? Descubra agora qual o problema do seu joelho
É muito comum encontrar e até mesmo conhecer algumas pessoas que se queixam de dores no corpo, em especial, no joelho. No entanto, grande parte desses indivíduos não possuem um diagnóstico fechado e especulam sobre a possibilidade de ser artrose ou bursite. Mas, o que são esses problemas e quais as diferenças entre eles?
O que é artrose e bursite?
A artrose no joelho nada mais é do que um desgaste na região, que leva à uma inflamação, provocando dores e incômodos. Já a bursite é uma inflamação das bursas, isto é, nas bolsas que ficam entre os tendões, músculos e ossos.
Ambas as situações têm como tendência aparecer em pessoas mais velhas, por conta do envelhecimento. No entanto, o uso repetitivo das articulações e traumas/pancadas fortes na região também podem desencadear algumas dessas condições.
Qual a diferença entre artrose e bursite?
Então, qual a diferença entre artrose e bursite? Apesar de terem muitas semelhanças, as duas não são a mesma coisa. A artrose é um desgaste degenerativo das cartilagens na região do joelho que pode chegar até uma inflamação, já a bursite é uma inflamação das pequenas bolsas presentes entre os ossos e músculos.
Principais sinais e causas da artrose
A artrose tem como principal sinal a dor e a vermelhidão, no entanto, é possível também ter a presença de estalos e a rigidez da região. Com o passar do tempo esses sintomas podem ir aumentando, pois é necessário intervenção para que se tenha um controle da situação.
Já as causas dessa condição são, sem dúvidas, o desgaste natural da região (pois se dá muito em pessoas com a idade avançada), bem como obesidade e traumatismo causado por quedas ou batidas.
Quais são os tratamentos para artrose?
O tratamento para artrose vai depender muito da situação do paciente. A recomendação sempre é ir em um médico especializado, neste caso, um ortopedista, para que a situação seja avaliada e o tratamento adequado definido. No entanto, o procedimento geralmente é: medicação com o objetivo de controlar a dor, exercícios para fortalecer e alongar a musculatura da perna juntamente com o processo de fisioterapia, além de cirurgias quando necessário.
E os tratamentos para bursite, quais são?
Muito frequente em atletas, a bursite pode ser provocada pelos movimentos repetitivos e também pela falta de alongamento. No entanto, o seu tratamento é mais específico e deve ser realizado depois da avaliação do caso e do diagnóstico correto.
Mas, as medidas mais comuns são começar o processo de intervenção com medicamentos em que o principal objetivo é controlar as dores e sintomas principais, depois o repouso somado à fisioterapia, para que haja o fortalecimento da região. Em último caso, a necessidade de realizar uma cirurgia, mas só em casos mais graves e nos quais os tratamentos anteriores não foram suficientes para cessar a dor do paciente.
Apesar das causas serem bastante abrangentes, tanto a artrose quanto a bursite são problemas recorrentes nos consultórios médicos e muito semelhantes, por isso a importância de procurar um especialista para começar o tratamento adequado para você.