Ir para o conteúdo

Conheça a Síndrome da Dor Femoropatelar

Conheça a Síndrome da Dor Femoropatelar

A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) ou, como também é conhecida, do “joelho de corredor/joelho de saltador”, é um problema que afeta cerca de 25% da população brasileira, sendo uma condição que atinge a patela. Essa síndrome é uma inflamação que provoca a redução da cartilagem articular do joelho. 

Assim, a dor e a rigidez provocadas pela SDFP limitam e dificultam a vida de quem a tem, pois ajoelhar, subir escadas e realizar exercícios físicos são atividades que exigem muito mais da pessoa, pois as dores incomodam e provocam desconforto. 

A seguir você poderá conhecer as causas, os principais sintomas e ainda como são feitos o diagnóstico e o tratamento. 

As causas

Apesar de não ter 100% de confirmação científica, a Síndrome da Dor Femoropatelar pode ser causada pela sobrecarga e impacto das atividades físicas/esportes que pressionam o joelho de forma repetida. 

Dessa forma, ela é mais comum em atletas ou pessoas que treinam constantemente. Entretanto, pessoas não-atletas ou inativas também podem sofrer com a SDPF, até porque acontecimentos simples, como mudanças no calçado, fraqueza muscular e pés chatos (pronação excessiva do pé) também podem dar origem à doença. 

Os principais sintomas

O principal sintoma é a dor no joelho, que, geralmente, surge quando a pessoa está fazendo algum esforço ou exercício físico, já que a Síndrome da Dor Femoropatelar vem, na maioria dos casos, do excesso de carga sob o joelho ou quando o indivíduo fica muito tempo parado, sem movimentar o joelho.

Além da dor, muitos pacientes relatam estalos e a sensação do joelho ter areia dentro, o que pode causar ainda mais aflição e agonia.

Diagnóstico e tratamento 

Assim como qualquer diagnóstico, para saber se você está com a Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é preciso realizar uma avaliação médica com profissionais especialistas, tanto com o médico ortopedista quanto com um fisioterapeuta expert no assunto. 

Isso porque, na maioria das vezes, para realizar a identificação correta e precisa da síndrome é necessário realizar somente exames clínicos (geralmente exames de imagem não são solicitados). 

Na consulta são realizados vários testes, como o de compressão e a observação da patela. Dessa maneira o profissional consegue diferenciar se o caso se trata da Síndrome da Dor Femoropatelar ou de outra patologia.

Sobre o tratamento, apesar da doença causar muita dor no paciente, o tratamento não é doloroso. Ele é realizado com um profissional da fisioterapia visando a diminuição, justamente, desse incômodo, bem como melhorar o deslizamento da patela.  

Em casa, recomenda-se o uso de gelo e evitar forçar o local machucado, distanciando-se de atividades físicas que possam provocar agressão ao joelho.

A Orto Prime te ajuda! 

Somos uma empresa especializada em produtos e serviços para a área cirúrgica, incluindo as medicinas esportiva e a regenerativa. Com vasta experiência no mercado, oferecemos materiais de qualidades, nacionais e importados, para procedimentos de ortopedia, trauma, coluna, crânio maxilo facial (CMF).


Continue navegando pelo nosso site e para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato. Estamos à disposição para te atender.

Role para cima