Entenda o que é a fratura de Colles
A fratura de Colles é aquela que atinge a porção final do antebraço. De maneira mais específica, ela atinge o rádio, que é o osso mais lateral do braço e pode sofrer grandes impactos quando há uma queda na qual o peso acaba ficando apoiado sobre este osso.
Por isso, é muito importante ter cuidado, principalmente com pessoas idosas e que apresentam um quadro de osteoporose, pois a doença é facilitadora da fratura de Colles e pode tornar a situação ainda mais complicada.
A seguir vamos explicar o que é esta fratura, como ela acontece e quais as formas de tratamento. Além disso, explicaremos sobre o que fazer caso você desconfie que está com a fratura de Colles. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que causa a fratura de Colles?
A fratura de Colles foi citada pela primeira vez no ano de 1814. O cirurgião e anatomista nascido na Irlanda, Abraham Colles, foi o médico que deu o nome para a fratura, que requer um tratamento especial, porém simples.
A principal causa da fratura é a queda de um indivíduo ao chão da sua própria altura. Assim, a parte mais extrema do rádio acaba sofrendo com este impacto, o que faz com que o fragmento faça um movimento de deslocamento tanto para a parte posterior quanto para a parte lateral. Estas quedas são muito comuns em idosos.
Mas alguns traumas ainda maiores podem provocar este tipo de fratura no rádio. São eles:
- Acidentes durante o momento em que está dirigindo;
- Quando há queda de uma grande altura;
- Traumas provocados diretamente na região.
Apesar de ser comum em idosos, a taxa de fratura de Colles nos jovens também é alta, devido aos números maiores de acidente de trânsito. A osteoporose também é um fator que provoca este tipo de trauma, devido aos pequenos traumas mais leves provocados pela doença que atinge idosos com mais de 50 anos.
E como o diagnóstico acontece?
Quando o paciente suspeita da doença, ele deve imediatamente procurar um médico especialista em cirurgia de mãos para que o diagnóstico seja confirmado. Para isso, este profissional solicita alguns exames, e em seguida inicia o tratamento. Estes exames geralmente são: radiografia do punho e tomografia computadorizada.
Tratamento
O tratamento solicitado pelo médico envolve a imobilização da região durante 4 a 6 semanas. Se a fratura for muito grave, este médico vai solicitar o monitoramento por meio de tomografias constantes. A frequência vai depender do estado da fratura.
Qual a diferença da fratura de Colles e Smith?
A diferença entre elas é que a fratura de Smith é a fratura do rádio distal que é causada pelos punhos fletidos. Ela é conhecida como a fratura de Colles invertida. As fraturas de Smith são menos comuns que a de Colles.
Uma empresa referência no mercado
A Orto Prime é uma empresa referência na comercialização de materiais cirúrgicos. Poder contar com uma empresa que oferece atendimento e produtos de qualidade é essencial para conseguir atender os clientes da maneira mais satisfatória possível.
Por isso, nossa empresa trabalha sempre pensando na sua satisfação. Agende uma reunião com um de nossos colaboradores especializados e faça já um orçamento!