Material cirúrgico ortopédico: o que são e o que considerar na hora de escolher?
Material cirúrgico ortopédico: o que são e o que considerar na hora de escolher?
Existem disponíveis no mercado diversos tipos de materiais cirúrgicos ortopédicos, para atender a necessidade de cada tipo de cirurgia. Geralmente, o material cirúrgico ortopédico é usado para o tratamento de alguma fratura e podem ser desde fixadores até placas, parafusos e hastes.
Tipos de materiais cirúrgicos ortopédicos
Como mencionamos anteriormente, existem diversos tipos de material cirúrgico ortopédico, que servem para diferentes funções, dependendo do tipo de fratura do paciente. Vamos começar falando sobre os tipos mais comuns de parafusos, que são:
- Corticais, que geralmente são utilizados em placas e ossos mais longos;
- Bloqueados, utilizados em placas bloqueadas;
- Canulados, que possuem um furo no meio e podem ser usados junto com um pino para assegurar sua posição.
Já as placas, que são utilizadas quando há fratura nas articulações, na extremidade ou no meio dos ossos, são usadas, junto com os parafusos, para restaurar o alinhamento do osso fraturado. As mais comuns são:
- Placas de reconstrução;
- Placas bloqueadas;
- Placas de compressão;
- Placas em ponte;
- Placas de neutralização.
Para escolher a melhor placa é preciso considerar alguns fatores. O principal deles é o tipo de fratura do paciente, avaliando a estabilidade do osso e a manutenção necessária, para obter o melhor resultado possível.
Outro fator importante na hora de escolher a placa, além do tipo de fratura, é o tamanho da incisão que será feita na pele do paciente para a colocação da placa. Deve ser considerado o modelo que proporcione a melhor estabilidade e alinhamento para o osso. Entretanto, é preciso também que seja considerada a placa que atenda, além desses aspectos, a menor incisão e perda de sangue pelo paciente.
As hastes são outro material cirúrgico muito comum para o alinhamento e restauração da função dos ossos. As hastes ortopédicas são colocadas durante um procedimento bem simples sendo, assim, minimamente invasivas.
As vantagens das hastes são inúmeras: pouco invasivas, menor incisão, menor perda de sangue, maior tempo de recuperação e mobilidade para o paciente. No entanto, para ser simples, o procedimento precisa ser feito por um profissional experiente e capacitado, pois exige muita experiência.
O que considerar na hora de escolher o material cirúrgico ortopédico?
Essa é uma pergunta muito frequente e nós entendemos perfeitamente o motivo: como escolher um material cirúrgico ortopédico que garanta a qualidade e bem-estar que eu preciso para a minha saúde ou para a saúde do meu paciente? É simples! Contando com quem é referência no mercado no assunto e garante qualidade e responsabilidade em cada produto.
A Orto Prime conta com uma equipe experiente e profissional para te auxiliar na escolha do melhor material cirúrgico, além de oferecer uma grande diversidade em materiais importados e nacionais, proporcionando excelência nos produtos e serviços. Atendemos aos procedimentos cirúrgicos de ortopedia, trauma, coluna, crânio maxilo facial (CMF), além de medicina esportiva e regenerativa.
Conte com quem é referência em produtos de ponta, equipamentos sofisticados, profissionais capacitados, além de logística e organização. Aqui você pode solicitar o pedido do seu produto e entrega online, otimizando o seu tempo.