O que é a Síndrome do Impacto Femoroacetabular ?
O que é a Síndrome do Impacto Femoroacetabular?
A Síndrome do Impacto Femoroacetabular (SIF/IFA) é uma condição em que há o desgaste e um contato excessivo entre o encaixe da articulação do quadril e a cabeça do fêmur. O que causa diversos danos para a saúde e o bem-estar, pois o quadril é uma das articulações mais importantes e principais do corpo humano.
Entenda a seguir quais são os principais sinais da Síndrome e como ocorre o seu diagnóstico e tratamento.
Sinais da Síndrome do Impacto Femoroacetabular
Quando a IFA está presente, o corpo, assim como acontece com qualquer com outra síndrome ou doença, apresenta sinais de que algo não está certo. No caso da Síndrome do Impacto Femoroacetabular (IFA), ela pode aparecer a partir dos 20 anos e um dos primeiros sintomas é uma dor na região do quadril, mesmo que seja pequena. Nos primeiros meses a cartilagem pode amolecer, provocando um processo inflamatório na região.
E é aí que está o problema: caso esse incômodo na cartilagem não seja tratado e continue progredindo, o quadro fica mais grave, podendo provocar fissuras na região, levando até o surgimento de cistos (sinal primário de artrose).
Porém, a dor não é pontual, por isso a pessoa sente em diversos locais, como virilha (principalmente depois de ficar muito tempo sentado, em uma única posição) e joelhos. Com essa irradiação do incômodo, o paciente tem não só a limitação da mobilidade, de alongamento, como também a diminuição da qualidade de vida.
Diagnóstico
Assim como o diagnóstico de outras doenças, o da síndrome do impacto femoroacetabular é realizado através de uma consulta clínica com um médico especialista, neste caso, o médico ortopedista. Neste encontro, o médico vai entender o histórico do paciente, observá-lo em movimento e solicitar alguns exames de imagem, como raio x e até tomografia, para fechar um diagnóstico preciso e correto.
Tratamento para a Síndrome do Impacto Femoroacetabular
O tratamento, assim que receber o diagnóstico, é evitar movimentos que possam ocasionar a dor. Por isso, no primeiro momento, é indicado a procura por um profissional da Fisioterapia para que se inicie um protocolo de fortalecimento de todos os músculos que estejam ligados ao quadril. Além disso, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos também podem ser aliados nesse processo.
Contudo, há um tratamento mais incisivo, que é o procedimento cirúrgico, para quem já apresenta uma defasagem maior na cartilagem. A cirurgia tem como principal objetivo devolver a qualidade de vida ao paciente através da amplitude do movimento e também da ausência de dor. Porém, cada caso é um caso e o médico ortopedista deve avaliar para decidir qual é o tratamento mais adequado.
Conte com a Orto Prime!
De acordo com as informações apresentadas aqui você acredita que pode apresentar essa síndrome? Conte com a Orto Prime! Somos uma empresa que possui vasta experiência na comercialização de materiais cirúrgicos, importados e nacionais, oferecendo excelência nos produtos e serviços para atender aos procedimentos cirúrgicos de ortopedia, trauma, coluna, crânio maxilo facial (CMF), além de medicina esportiva e medicina regenerativa. Entre em contato. Estamos sempre à disposição para atender as suas necessidades.