O que significa a técnica de recapeamento na artroplastia?
A cirurgia de Artroplastia de Quadril é indicada em alguns casos de doenças como osteonecrose da cabeça femoral, artrites inflamatórias, artrose, sequelas de fraturas do acetábulo e do fêmur proximal. A indicação desse tipo de cirurgia acontece quando a articulação do quadril está muito danificada, causando dores intensas na região, e até mesmo comprometendo os movimentos do paciente.
Existem alguns tipos de Artroplastia de Quadril, são eles: as Artroplastias Parciais do Quadril, as Artroplastias Totais (cimentadas, híbridas e não cimentadas) e Artroplastia de Recapeamento. A seguir vamos explicar como funciona a técnica de recapeamento na artroplastia. Entenda!
Entenda a Cirurgia Artroplastia total do Quadril
Na cirurgia de artroplastia de quadril acontece a troca das superfícies articulares desgastadas por implantes artificiais com o intuito de reestabelecer a biomecânica articular. A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, formando um novo quadril estável e confortável, contribuindo para que o paciente consiga retomar a mobilidade articular e melhorar o nível de dor na região afetada pela degeneração.
A artroplastia de quadril é realizada a partir de um corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa. Nesse procedimento o médico faz a retirada das partes desgastadas e prepara o local para inserir a prótese adequada para o caso do paciente. Na Artroplastia Total do Quadril a cabeça do fêmur, bem como o acetábulo, são substituídos por componentes que podem ser em material metálico, de polietileno ou cerâmica.
Os exames pré-operatórios são realizados com dias ou mesmo semanas de antecedência para que o médico ortopedista possa avaliar qual a melhor técnica de artroplastia para o caso.
Benefícios da Artroplastia de Quadril: melhora a mobilidade articular; ajuda a diminuir ou eliminar o nível de dor; melhora a capacidade de marcha; ajuda a fortalecer os músculos das pernas e melhora a qualidade de vida do paciente.
Artroplastia de Quadril de Recapeamento
Também conhecida como “resurfacing”, a Artroplastia de Quadril de Recapeamento trata-se de uma técnica que realiza o recobrimento da cabeça do fêmur por meio da fresagem e retirada da cartilagem que a recobre, inserindo a parte femoral da prótese.
O componente acetabular (utilizado em cirurgias para implante de substituição total do quadril de forma a acomodar em seu interior a cabeça femoral) é inserido sob pressão, sem uso de parafusos.
A preservação da cabeça femoral é a maior diferença em relação a artroplastia total do quadril tradicional.
Processo de recuperação
Após a cirurgia de Artroplastia de Quadril o paciente passa poucos dias internados, por volta de 3, caso tenha ocorrido tudo bem durante o procedimento. O retorno das atividades pode ser iniciado de forma gradativa 30 dias após a cirurgia. Depois de aproximadamente 3 meses o paciente está totalmente recuperado.
Como todo processo cirúrgico, há riscos. Os mais observados nesse caso estão relacionados a trombose venosa, luxação do componente femoral, infecção e lesão neurológica. No entanto, a maior parte das cirurgias de Artroplastia de Quadril são um sucesso.
A Orto Prime é especialista na comercialização de materiais cirúrgicos, atuando com excelência nos produtos e serviços para atender aos procedimentos cirúrgicos no ramo da ortopedia. Entre em contato para saber mais!