Prótese cimentada ou não cimentada, qual a melhor para se utilizar?
Alguns tipos de doenças podem resultar na necessidade de uma cirurgia de Artroplastia de Quadril, ou prótese de quadril, como é o caso da artrose, um tipo de artrite que afeta as cartilagens – tecidos responsáveis por proteger as articulações do nosso corpo – causando sua degeneração.
Com o avanço da doença e o desgaste da proteção nas extremidades dos ossos acontece um aumento no atrito entre os ossos, provocando sintomas como dor, desconforto, inflamações e inchaço. As regiões de dores mais comuns observadas nos pacientes são as mãos, pescoço, lombar, joelhos e quadris. Uma das principais consequências da artrose é a dificuldade em se locomover.
Outras doenças como osteonecrose da cabeça femoral e sequelas de fraturas do acetábulo e do fêmur proximal também podem necessitar de Artroplastia de Quadril.
Existem alguns tipos de Artroplastia de Quadril, são eles: as Artroplastias Parciais do Quadril, as Artroplastias Totais (cimentadas, híbridas e não cimentadas) e Artroplastia de Recapeamento. A seguir vamos entender melhor a diferença entre a prótese cimentada e a não cimentada. Acompanhe!
O que é a Cirurgia de Artroplastia de Quadril?
Em casos de artrose primária o médico considera a realização da cirurgia de artroplastia de quadril, pela qual acontece a troca das superfícies articulares desgastadas por implantes artificiais com o objetivo de reestabelecer a biomecânica articular. Com isso, o paciente, na maioria dos casos, consegue melhorar o nível de dor e restaurar a mobilidade articular.
Artroplastia Total do Quadril
A artroplastia de quadril é feita a partir de corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa, para que o cirurgião consiga fazer a retirada das partes desgastadas pela doença e inserir a prótese.
No caso da Artroplastia Total do Quadril (ATQ), tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo são substituídos por componentes metálico, de polietileno ou cerâmica. A cirurgia é feita com a utilização de anestesia, que pode ser local ou geral.
1. Artroplastia Total do Quadril cimentada
A prótese cimentada usa cimento ósseo para fixar o componente acetabular e femoral. Esse tipo de material é mais indicado pelos médicos em caso de pacientes com problemas mais severos de degeneração, com qualidade óssea bastante comprometida, seja femoral ou acetabular.
2. Artroplastia total do Quadril não-cimentada
A prótese não cimentada acontece quando as partes – acetábulo e componente femoral – são fixadas diretamente na superfície óssea, sem a utilização de cimento. Nesse caso os implantes são revestidos de superfícies osteoindutoras, como a hidroxiapatita, um fosfato de cálcio utilizado em restaurações ósseas. Com essa técnica o componente acetabular, conforme avaliação médica, pode receber ou não parafusos extras para aumentar a estabilidade primária.
A cirurgia de Artroplastia de Quadril é um dos procedimentos ortopédicos mais realizados no mundo e garante resultados bastante positivos na maior parte dos casos em que é realizada. É essencial conversar com seu médico ortopedista e avaliar se é uma possibilidade viável e adequada para seu caso.
A OrtoPrime é especialista na comercialização de materiais cirúrgicos, atuando com excelência nos produtos e serviços para atender aos procedimentos cirúrgicos no ramo da ortopedia, trauma, coluna, crânio maxilo facial (CMF), além de medicina esportiva e medicina regenerativa. Entre em contato para saber mais informações e tirar todas as suas dúvidas!