Quais fatores precisam ser considerados para realizar uma osteotomia?
Quais fatores precisam ser considerados para realizar uma osteotomia?
A osteotomia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir a falta de alinhamento dos joelhos, quando se leva em consideração o resto do corpo. Esse mau alinhamento pode ser dividido em dois: o joelho valgo (que, visualmente falando, fica para dentro) e o joelho varo (que, nesse caso, fica para fora, aparentando ser uma fechadura).
Contudo, as causas de ambas podem ser semelhantes, indo desde uma característica que nasceu com a pessoa ou um problema decorrente de acidentes ou até mesmo de artrose. A seguir te explicamos por que fazer a osteotomia, quando é indicada, os fatores que você deve considerar na hora de realizá-la e os cuidados pós-operatório.
Por que fazer osteotomia?
A osteotomia, apesar de ser uma correção do mau alinhamento, não é indicada para todo mundo. Ela tem o objetivo de diminuir o esforço assimétrico feito nos joelhos, pois a tendência é que um lado das articulações do corpo seja sobrecarregado e, com o passar do tempo, cause ou aumente o surgimento de dores no paciente.
Com a cirurgia, essa sobrecarga é melhor distribuída. Devolvendo, dessa maneira, a mobilidade e melhorando a qualidade de vida do paciente, visto que ele viverá sem as dores provocadas pela falta de alinhamento.
E quando é indicada?
A osteotomia é indicada quando o paciente apresenta mau alinhamento dos joelhos, somado ao desgaste de algum dos compartimentos, de maneira isolada. É preferível que o processo cirúrgico seja realizado em pessoas jovens, que apresentam amplitude de movimento, que os ligamentos sejam estáveis e com o peso adequado para seu corpo, pois se a pessoa tiver sobrepeso a recuperação pode ser mais complicada. Além disso, é indicado que a pessoa pratique atividades físicas!
Fatores para considerar na hora de realizar uma osteotomia
Apesar de apresentar um mau alinhamento, não basta consultar um médico especialista e falar que deseja realizar o procedimento. Há uma série de fatores que precisam ser considerados e bem avaliados para que, dessa forma, seja tomada a decisão de operar.
Algumas delas são: o grau de atividade física praticada pelo paciente, obesidade, a idade, amplitude do movimento, grau de artrose femoro tibial e femoropatelar, deformidade em flexão e muito mais.
Analisando esses fatores e colocando na balança, as chances de a osteotomia ser um sucesso torna-se maior.
Cuidados no pós-operatório
O pós-operatório da osteotomia pode ser considerado relativamente tranquilo, principalmente se o paciente não tiver diabetes, o que pode dificultar a cicatrização. Além dos remédios prescritos pelo médico, a fisioterapia é essencial para a recuperação do paciente, pois é através dela que a pessoa vai reeducar o pisar e o andar, tudo de forma lenta e moderada.
A Orto Prime pode ajudar
Caso precise de ajuda, conte com a Orto Prime! Temos vasta experiência na comercialização de materiais cirúrgicos, importados e nacionais, oferecendo excelência nos produtos e serviços relacionados à área cirúrgica de ortopedia, trauma, coluna, crânio maxilo facial (CMF).
Além disso, trabalhamos também com as medicinas esportiva e regenerativa. Para saber como podemos atender as suas necessidades, entre em contato. Estamos à disposição!