Saiba mais sobre artroscopia de mão
Saiba mais sobre artroscopia de mão
A artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado através de um tubo de fibras ópticas com uma câmera localizada na ponta, chamado óptica, que fornece imagens aumentadas e as projetada em uma tela para que o cirurgião tenha uma visão da região que está sendo avaliada.
Este procedimento permite que o médico-cirurgião avalie a integridade estrutural em tempo real para que em casos de identificação de doenças o tratamento possa acontecer de forma imediata, diminuindo as chances de lesões que se agravam com o tempo e esforço e aumentando as chances de diagnósticos de lesões sem sintomas aparentes.
Saiba mais sobre a artroscopia de mão a seguir.
Como é feita a artroscopia de mão?
Geralmente a artroscopia é um procedimento ambulatorial, realizado com anestesia local. São feitas duas pequenas incisões para que seja possível a entrada da óptica e dos instrumentos cirúrgicos específicos, de acordo com a necessidade da técnica para cada articulação.
Com a óptica dentro da articulação o cirurgião avalia toda a estrutura do membro, desde ligamentos, cartilagem, superfícies ósseas, podendo visualizar se há patologias como desgastes, inflamações, rupturas ligamentares, presença de corpo estranho, entre outras.
Artroscopia X Cirurgia aberta
A existência da artroscopia não exclui ou torna a cirurgia aberta menos eficaz ou importante.
Na verdade, a artroscopia veio acrescentar soluções e métodos mais suaves, possibilitando realizar intervenções em determinadas regiões do nosso corpo que a cirurgia aberta não é capaz de promover.
Inclusive existem alguns procedimentos cirúrgicos que contam com a ajuda da artroscopia para auxiliar na captação de imagens, como por exemplo o tratamento de fraturas, no qual o uso de imagens pode mostrar o alinhamento ósseo.
Pós-operatório
Após realizar o procedimento o paciente recebe um ponto no local das incisões e a área é fechada com um curativo. Além disso a articulação é imobilizada com uma tala, permitindo apenas a mobilidade dos dedos.
De acordo com o protocolo, o curativo deve permanecer fechado durante os primeiros 5 a 7 dias seguintes e o paciente deve realizar exercícios com os dedos para manter a mobilidade e ajudar no processo de cicatrização.
Passado este período, e dependendo do procedimento realizado, já é possível a troca para uma imobilização menor, ou até mesmo a troca da tala gessada por uma tala removível.
O tempo de cicatrização é similar ao da cirurgia aberta, porém, como os cortes são menores e a área de tratamento é bem menos agredida, é possível que o paciente se recupere mais rapidamente.
Existem riscos?
Apesar de ser um procedimento pouco invasivo, existem alguns riscos como infecção, lesão de nervo sensitivo e rigidez.
Entretanto, como o procedimento possui instrumentos específicos para cada área de reparação, somados a uma avaliação correta e diagnóstico preciso, os riscos são minimizados e o resultado é bastante eficaz.
Com a ajuda da tecnologia, hoje é possível utilizar a artroscopia para realizar inúmeros procedimentos, incluindo os na mão, podendo avaliar e tratar dores sem causas parente, por meio de uma técnica cirúrgica realizada com pequenas incisões, pouco sangramento e baixo risco de complicações anestésicas.
Caso precise de ajuda, entre em contato. Estamos sempre à disposição para te atender!