Sente dor na frente do joelho? Cuidado! Pode ser lesão no menisco
Sente dor na frente do joelho? Cuidado! Pode ser lesão no menisco
É muito comum encontrar alguém que sente dor no joelho com frequência. No entanto, sentir dor não é algo normal. Geralmente, quando a dor ou o incômodo aparecem é um sinal de que alguma coisa não está certa com o nosso corpo. Esse fato não seria diferente quando se fala em dor na frente do joelho, visto que é um sinal de lesão no menisco. Então, é preciso estar atento aos sinais!
O que é lesão no menisco?
Os meniscos são as duas estruturas que estão presentes na parte interna do joelho, que carregam como a sua principal função a proteção da região de impactos, além de promover uma estabilidade maior para a pessoa.
Por ser um local que está em constante movimento, principalmente para quem tem uma vida ativa na prática de exercícios físicos, a lesão no menisco é uma das lesões mais comuns – principalmente em atletas!
É por conta das dores na região frontal do joelho que é possível desconfiar de uma possível lesão e também pela sensação de instabilidade ao caminhar e praticar atividades físicas. No entanto, é preciso que os sintomas sejam investigados por um médico especialista.
Quais são os sinais de uma lesão no menisco?
Um dos principais sintomas para a desconfiança de uma lesão no menisco é a dor e o incômodo sentidos na região da frente do joelho. No entanto, esse não é o único sinal que pode evidenciar algo. Afinal, há pessoas que são assintomáticas, mesmo tendo lesionado o joelho.
Além da dor localizada, principalmente ao realizar algum esforço como praticar as atividades físicas rotineiras ou subir escadas, o inchaço e estalos também são parte dos sinais que o corpo dá de que aquele local precisa de atenção e tratamento.
Causas da lesão
De uma forma geral, a lesão no menisco é provocada por algum impacto na região – seja uma pancada muito forte, uma queda ou trauma provocados por uma instabilidade no dia a dia, seja na escada ou praticando algum esporte ou exercício físico.
Com o passar do tempo é provável que a idade e a diminuição da cartilagem “facilitem” essas lesões, por isso, o fortalecimento muscular ao longo de toda a vida é muito importante.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico precisa ser feito por um médico especialista, isto é, um ortopedista. Para chegar à conclusão final é necessário realizar alguns exames, como o raio-x e até mesmo uma ressonância magnética para que o médico veja com nitidez o que o joelho sofreu.
Principais tratamentos indicados
Os tratamentos indicados para lesões no menisco variam de acordo com a gravidade da situação do paciente. Contudo, os principais tratamentos são: remédios para auxiliar nas dores pontuais, mas somente quando é realizado o procedimento cirúrgico; fisioterapia para fortalecer a região e até mesmo cirurgia para retirar uma parte da região que foi afetada durante a lesão.
Lesões precisam sempre de uma intervenção – seja cirúrgica ou não. Isso porque se não cuidar no início, há a possibilidade de agravamento, piorando o diagnóstico.