Uso de âncoras em cirurgia artroscópica de ombro
Com o avanço tecnológico, diversos campos profissionais evoluíram. E com a medicina não foi diferente! Como exemplo, temos a cirurgia minimamente invasiva, que é uma evolução tecnológica médica que visa realizar procedimentos da maneira mais simples possível, evitando grandes cortes no corpo do paciente.
O progresso das cirurgias se intensificou principalmente no século XX. O método não invasivo surgiu na década de 80, nos Estados Unidos, com o objetivo de realizar os mesmos procedimentos com menos danos possíveis ao tecido do paciente, menos dor e menor tempo de recuperação. É através deste método que é possível resolver a grande maioria dos problemas de coluna.
Com esta evolução tecnológica já se discute o futuro da cirurgia robótica, que permitirá a realização de procedimentos com um contato humano cada vez menor. Uma das principais vantagens será a precisão que o cirurgião terá durante a realização da cirurgia, ampliando sua visão sobre o que deve ser feito no tratamento do paciente.
Características das cirurgias não invasivas
Entre as principais caraterísticas desse tipo de cirurgia, temos:
- Não há necessidade de grandes incisões;
- As cirurgias são guiadas por imagem;
- Redução do período de tratamento;
- Redução do tempo de hospitalização;
- Mais rapidez no retorno às atividades do dia a dia;
- Riscos bem menores de infecção.
A cirurgia artroscópica de ombro, por exemplo, é uma cirurgia minimamente invasiva, feita através de um pequeno acesso na pele. O objetivo do ortopedista, nestas pequenas incisões, é avaliar ossos, tendões e ligamentos de maneira mais detalhada.
Já com relação aos tratamentos realizados através da artroscopia, é possível elencar: restauração de ligamentos rompidos; retirada de tecidos inflamados; retirada de cartilagem solta; intervenção em ombro congelado; intervenção em instabilidade de ombro; entre outros.
Uso de âncoras
As lesões no ombro são muito comuns e, para identificá-las, existem diversas técnicas. Entre elas, a artroscopia é a que apresenta uma visão mais direta sobre o tipo de lesão e sua extensão.
As âncoras costumam ser utilizadas neste tipo de cirurgia, já que são implantes ortopédicos que tem como objetivo fixar o tecido mole ao osso. A artroscopia só deve ser indicada para pacientes específicos. Por isso, é importante determinar qual o tipo de cirurgia a ser realizada antes de decidir pelo uso das âncoras. O número de âncoras depende da extensão da lesão, porém geralmente ficam limitadas a 3 por paciente.
Existem diversas maneiras de implantar as âncoras na cirurgia de artroscopia. Para escolher a ideal é preciso avaliar detalhadamente o tipo de lesão e sua extensão, já que este é um processo muito complexo.
Âncoras e outros produtos são vendidos pela Ortoprime, que conta com uma equipe experiente na comercialização de materiais cirúrgicos, tanto importados quanto nacionais. Estes materiais atendem a procedimentos de ortopedia, trauma, coluna, crânio maxilo facial, medicina esportiva e regenerativa.
Portanto, com a cirurgia artroscópica de ombro nosso foco é oferecer não só atendimento eficiente, mas também produtos de qualidade, fator muito importante no trabalho desenvolvido pelos hospitais e profissionais de saúde. Continue navegando pelo nosso site e conheça nossos produtos! Estamos à disposição para te atender.