Você sabe o que é a Síndrome do Trato Iliotibial?
Você sabe o que é a Síndrome do Trato Iliotibial?
Você já ouviu falar na Síndrome do Trato Iliotibial? Essa é uma condição que provoca uma dor intensa, em especial nas pessoas que praticam atividades físicas e que precisam realizar com frequência movimentos de repetição que envolvem o joelho.
Essa inflamação ocorre em virtude da sobrecarga na faixa fibrosa que é o trato iliotibial, acarretando dores na lateral do joelho indo até o fêmur. Confira a seguir as principais informações sobre a síndrome: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.
Causas da Síndrome do Trato Iliotibial
A Síndrome do Trato Iliotibial (STIT) é uma das lesões mais comuns em atletas. Ela está ligada diretamente a ampliação da prática de exercícios físicos, seja o aumento da intensidade ou do tempo de corrida, por exemplo.
A dor ocorre em decorrência da musculatura enfraquecida, em virtude do impacto e tensão do treino ou corrida da pessoa e por não ter força suficiente acaba levando esse “peso” diretamente para o Trato Iliotibial, que não está pronto para receber tal impacto. Além disso, se o atleta estiver usando um tênis que não é apropriado para aquela prática também pode ocasionar uma inflamação na região.
Sintomas e diagnóstico
Os sintomas, geralmente, são as dores na lateral do joelho e no quadril, que podem piorar conforme a prática dos exercícios físicos repetitivos. Como, por exemplo, um corredor só começa sentir dores quando passa um tempo determinado da corrida e/ou treino, em subidas ou quando a carga aumenta consideravelmente – isso em relação às dores e também à inflamação da região Trato Iliotibial.
O diagnóstico é feito pelo médico ortopedista, com uma consulta clínica em que serão realizados alguns testes clínicos para identificar a origem da dor do paciente. Grande parte do diagnóstico vem das queixas da pessoa, aliado aos testes irritativos e os de flexibilidade, como a realização de um salto monopodálico, pois com eles é possível saber e identificar a região afetada pelo esforço colocado na musculatura. Exames podem ser solicitados, seja raio-x ou não, mas na maioria das vezes não se faz necessário.
Tratamento para a Síndrome do Trato Iliotibial
Recebendo o diagnóstico da Síndrome do Trato Iliotibial, o próximo passo é realizar o tratamento adequado para a inflamação. Esse processo de recuperação é focado em tratar e controlar a dor. Por isso, caso o paciente esteja sentindo um incômodo muito forte a recomendação é que ele corte, por um tempo, a prática dos exercícios físicos e realize o processo de recuperação com antibióticos e anti-inflamatórios, receitados pelo médico.
Contudo, o auxílio da fisioterapia para fortalecer a musculatura e apresentar métodos que diminuam a dor é primordial para uma reabilitação completa.
Conte com a Orto Prime!
Conte com a gente! Somos uma empresa com vasta experiência na comercialização de materiais cirúrgicos, importados e nacionais, incluindo a medicina esportiva e regenerativa, oferecendo excelência nos produtos e serviços para atender aos procedimentos cirúrgicos. Entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar. Estamos à disposição para te atender. Dúvidas ou informações através do (65) 2129-4005/2129-4006 (65) 9.9965-0695 (WhatsApp).