Ir para o conteúdo

Âncora de Sutura: saiba mais

ancora-de-sutura-saiba-mais

Âncora de Sutura: saiba mais

As âncoras são dispositivos metálicos fabricados com liga de titânio, o que as tornam o objeto ideal para implantes, devido sua biocompatibilidade e por não sofrer corrosões em ambiente biológico.

A seguir falaremos mais sobre a âncora de sutura, desenvolvida para tornar mais fácil a reinserção do tecido mole em ossos esponjosos, pois esse tipo de âncora tem grande capacidade de adaptação ao osso, facilitando a inserção.

Entenda a seguir quais os seus usos, tipos, como funcionam e mais. Confira!

Para quê é usada a âncora de sutura?

As âncoras são compostas por sutura de um fio super-resistente Fiber Wire e aplicadores descartáveis. Criadas para proporcionar auxílio na restauração de deformações, traumas e lesões nas partes moles do corpo humano, como os músculos, gorduras, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos e outros tecidos corporais.

Por ser adaptável à anatomia óssea, sua principal função é fornecer estabilidade do tendão ao osso para que haja rapidez e segurança no processo de cicatrização.

O sistema de âncora de sutura estabiliza os tecidos moles danificados juntamente com a imobilização pós-operatória adequada, durante o período de recuperação.

Ao pensar em âncora de sutura deve-se pensar em uma recuperação estável de tecido e osso, por saber que a âncora os mantém juntos tornando possível uma excelente recuperação.

Quais os tipos de âncora de sutura?

Existem dois tipos âncoras de sutura, as âncoras roscada e as ancoras não roscada.

A âncora roscada foi a primeira ancora desenvolvida e vem sendo usada desde então. Com um corpo roscado, ela tem a função de garantir a fixação o dispositivo no osso. Já a âncora não roscada pode possuir ganchos ou alargamento para possibilitar essa fixação.

Como funcionam

Os parafusos incorporados liberam o controle sobre a constrição óssea e concedem rijeza a extração.

Consistem em aplicadores elaborados para suportar as exigências da força de torque ao introduzir as âncoras e suturas na camada óssea, com uma configuração que autoriza a rápida e precisa inserção do parafuso no local da lesão.

Além disso, elas podem ser utilizadas em procedimentos cirúrgicos artroscópico ou abertos. Quando estiver presa no osso, a sutura poderá ser usada para unir novamente os tecidos moles, a exemplo de ligamentos, tendões ou cápsulas de articulação, ao osso.

Por se adaptar perfeitamente à anatomia óssea, a âncora de sutura pode ser usada em diversas cirurgias que tratam anomalias em articulações, como:

  • Coifa dos rotadores;
  • Tendão calcâneo;
  • Pequenas articulações;
  • Tendão Bicipital.

Para cada procedimento cirúrgico existe uma variação com perfeita ancoragem à área em que o procedimento será realizado.

Por isso, as âncoras são fabricadas em diversos tamanhos e proporções visando permitir a restauração ligamentar nas mais diversas juntas, levando em consideração as mais lesionadas como a ATM, joelhos, cotovelos e extremidades (mãos e pés).

O tipo de âncora mais adequado, ou seja, aquele que será totalmente adaptável ao procedimento, deverá ser escolhido com a ajuda do seu cirurgião. Isso torna a cirurgia mais eficaz e segura.

Para saber mais, entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição para te atender!

 

 

Role para cima